DANÇAS HÍBRIDAS #2 / HYBRID DANCES #2
A CILxJam Apresenta
Danças Híbridas
#2
Ciclo Intensivo de
Workshops e Jams
Contacto Improvisação
Prácticas Somáticas e Artes Transdisciplinares
Com
o Apoio/Colaboração de
30
da Mouraria, ME108,
SOU-Movimento
e Arte, Fábrica Braço de Prata,
Fernando Chainço, Trio
Latinidade, Aves Migratórias (a confirmar)
Senses
Places, Odyssey Performance Simulator (Second Life)
Outubro em Lisboa
F-D-S #1: Sex18 (30 Mouraria), Sab19 (ME108), Dom20 (ME108),
F-D-S #2: Sex25 (30 da Mouraria), Sáb26 (Fábrica Braço Prata), Dom27 (SOU/Casa Covilhã)
Em
sequência do sucesso agregador da 1ª edição das Danças Híbridas (Abril), e do
Workshop de Nancy Stark Smith (Junho), a Contacto Improvisação
Lisboa Jam (CILxJam) propõe continuar a dinamizar esta prática de Dança e a
Improvisação Transdisciplinar em Lisboa, com
dois Fins-de-Semana Intensivos de Workshops e Jams, para
que convidamos todos a participar.
Oferecemos
diversas oportunidades de introdução e aprofundamento da prática de improvisação pelo
movimento, som, imagem e interactividade, mas
principalmente em relação com prácticas somáticas/cinestésicas e sinestésicas.
Sendo
a CI inicialmente um híbrido de Aikido e ginástica queremos
ressaltar este aspecto de mistura, fusão e convergência características da
maior parte das formas e intensificando-se no período presente de globalização.
Os workshops
incluem, Contacto Improvisação, Tai Chi, Feldenkrais, Tango, Dança
Contemporânea e Tecnológica, numa hibridação de géneros, como a Contacto Tango,
a Contacto Plástica, ou outros.
As Jams são
um convite à experimentação
transdisciplinar, incluindo movimento/dança - som/música - imagem/vídeo - performance
intermédia - abertas à participação de todos.
Danças
Híbridas é uma oportunidade para alargar a prática somática, de
contacto improvisação e improvisação com professores nacionais e
estrangeiros, incluindo, Caterina Foá, Cristina
Sales, Rita G. Gaspar, Isabel Valverde, Jorge Dias, Carolina Rodrigues, e
Elisabete Reia.
A
iniciativa tem o intuito de estimular o
intercâmbio e o acesso à improvisação através da
colaboração entre profissionais e estruturas dedicadas à sua prática, ensino e
criação em múltiplas vertentes. Queremos também promover a
circularidade entre zonas, espaços, organizações, profissionais e pessoas,
levando a improvisação a vários locais, públicos/populações espalhados por
Lisboa, e assim fomentar coesão e diálogo com
propósitos comuns de abertura e sociabilidade criativa.
Participantes: estudantes/profissionais,
artistas, professores e todos os interessados em Dança, Improvisação, Contacto
Improvisação, e artes transdisciplinares.
Inscrições:
Donativos Abertos: (mínimos) workshops 5€; jams 5€; dia 15€; f-d-s livre trânsito 25€;
Inscrições f-d-s #1 até 17.10, f-d-s #2 até 24.10: dia 10€; livre trânsito 20€;
Depósitos
- NIB: 003500540009866810022; enviar confirmativo: cilxjam@gmail.com
Notas: Jam
gratuita para participantes em workshop; Número de participantes limitado à
lotação dos espaços; Aceitam-se voluntários; Ninguém será impedido de
participar por falta de meios;
+Info: cilxjam@gmail.com
Workshops Intensivos e JAMS de
Contacto, Improvisação,
Prácticas Somáticas e Artes
Transdisciplinares
Workshops
Feldenkrais – Caterina Foà
Laban – Rita Gonzaga Gaspar
Dança Contemporânea – Carolina Rodrigues (a
confirmar)
Tai Chi – Cristina Sales
Tango – Cristina Sales, Jorge Dias
Contacto Improvisação – Isabel Valverde
JAMS
com música ao vivo e em realidade mista
com música ao vivo e em realidade mista
Fernando Chainço, Trio Latinidade, Aves Migratórias (a
confirmar)
Senses Places, Odyssey Performance Simulator (Second
Life)
F-D-S #1
Quando / Onde
18.10 30 da Mouraria
19.10 ME108
20.10 Sport Clube Intendente
Horário
18.10 30 Mouraria
17-18.30h Tai Chi
18.30-20h Laban
20-22h Contacto Improvisação
22-24h JAM (música ao vivo: Fernando Chainço)
19.10 ME108
15-16.30h Feldenkrais
16.30-18.30h Contacto Improvisação Plástica (com tinta)
18.30-20h JAM (música ao
vivo: Trio Latinidade e Fernando Chainço)
20.10 ME 108
15-16.30h Feldenkrais
16.30-18h Tango
18-20h Contacto Improvisação Mediada (com vídeo e avatares)
e JAM (colaboração: Senses Places; música ao vivo: Fernanfo Chainço)
e JAM (colaboração: Senses Places; música ao vivo: Fernanfo Chainço)
F-D-S #2
Quando/Onde
25.10 30 da Mouraria
26.10 Fábrica Braço de Prata
27.10 SOU/Casa da Covilhã
Sexta 25.10 30 da Mouraria
19-20:30h Tai Chi Contacto
20:30-22h Contacto Improvisação
22-24h JAM
(música: Fernando Chainço)
Sábado 26.10 Fábrica do Braço de Prata
17:30-19h Feldenkrais
19-20.30h Tai Chi Tango
20-22:00h Contacto Improvisação Expandida
22-24h JAM em realidade mista
Domingo 27.10 SOU/Casa da Covilhã
15-16.30h Feldenkrais
16.30-18h Contacto Tango
18-19:00h Introdução/Talk-through ao Underscore
19.30-23h Underscore Expandido
(música: Aves Migratórias (a confirmar) e F. Chainço)
(Locais e Programa sujeitos a alteração)
LOCAIS E MORADAS/LINKS
30 da Mouraria
- Rua da Mouraria, nº30, 4º andar, 1100-134 Lisboa
- http://
30damouraria.weebly.c om/
ME 108
Rua Janelas Verdes, 108, 1200-692 Lisboa
SOU/Movimento e Arte - Casa da Covilhã
Fábrica do Braço de Prata
Rua Fábrica de Material de Guerra 1 1950-128 Lisbon, Portugal
Odyssey Art & Performance Simulator (Second Life)
F-D-S #2
Quando/Onde
25.10 30 da Mouraria
26.10 Fábrica Braço de Prata
27.10 SOU/Casa da Covilhã
Sexta 25.10 30 da Mouraria
19-20:30h Tai Chi Contacto
20:30-22h Contacto Improvisação
22-24h JAM
(música: Fernando Chainço)
Sábado 26.10 Fábrica do Braço de Prata
17:30-19h Feldenkrais
19-20.30h Tai Chi Tango
20-22:00h Contacto Improvisação Expandida
22-24h JAM em realidade mista
Domingo 27.10 SOU/Casa da Covilhã
15-16.30h Feldenkrais
16.30-18h Contacto Tango
18-19:00h Introdução/Talk-through ao Underscore
19.30-23h Underscore Expandido
(música: Aves Migratórias (a confirmar) e F. Chainço)
(Locais e Programa sujeitos a alteração)
LOCAIS E MORADAS/LINKS
30 da Mouraria
- Rua da Mouraria, nº30, 4º andar, 1100-134 Lisboa
- http://
30damouraria.weebly.c om/
ME 108
Rua Janelas Verdes, 108, 1200-692 Lisboa
SOU/Movimento e Arte - Casa da Covilhã
Fábrica do Braço de Prata
Rua Fábrica de Material de Guerra 1 1950-128 Lisbon, Portugal
Odyssey Art & Performance Simulator (Second Life)
LOCAIS E MORADAS/LINKS
30 da Mouraria
ME 108
Rua Janelas Verdes, 108, 1200-692 Lisboa
SOU/Movimento e Arte - Casa da Covilhã
Fábrica do Braço de Prata
Rua Fábrica de Material de Guerra 1 1950-128 Lisbon, Portugal
Odyssey Art & Performance Simulator (Second Life)
Danças
Híbridas/Hybrid Dances #2
Programa Detalhado
Sexta 18 - 30 da Mouraria
- Rua da Mouraria, nº30, 4º andar, 1100-134 Lisboa
Tai Chi
Cristina
Sales
Sexta 20, 17-18.30h, 30 da Mouraria
O
Tai Chi é uma arte marcial chinesa interna – que activa a fonte de energia
interior – e cujos princípios filosóficos remetem ao Taoísmo. É uma arte de
meditação em movimento. Movimentos circulares e suaves, efetuados de forma
fluida e contínua sem utilização de força física, que procura o equilíbrio e
harmonia dos opostos – Yin/Yang. Os textos clássicos orientam a: Vencer o
movimento através da quietude; Vencer a dureza através da suavidade; Vencer o
rápido através do lento. Esta arte marcial promove a saúde oferecendo uma referência
de tranquilidade e equilibro dos aspectos
físicos, emocionais, mentais e espirituais, sendo mesmo considerada um dos
métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa.
A
PRÁTICA O Tai Chi Chuan com os seus movimentos suaves e circulares, não exigindo
esforço físico, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, em recintos
fechados ou abertos, não requerendo equipamento específico, apenas roupa e
calçado confortável. Deve ser entendido como um caminho, não um destino, em que
cada praticante evolui de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e a suas
facilidade em absorver a sequência dos movimentos e em coordenar a mente, o
corpo e as emoções. Aprendida uma sequência – forma – pode ser praticado
indefinidamente, aprimorando-se a concentração, o relaxamento, a fluidez e a
leveza, dia após dia.
BENEFÍCIOS
O Tai Chi acalma a mente enquanto liberta o corpo de tensões permitindo que a
energia natural flua através deste. Promove o equilíbrio dos aspetos físicos,
emocionais, mentais e espirituais. Entre os seus benefícios estão:
•
Acalmar o sistema nervoso enquanto aumenta a energia
•
Melhorar a qualidade do sono tornando-o mais reparador
•
Apurar os vários sentidos potenciando o estado de alerta
•
Desenvolver a capacidade de concentração e focalização
•
Fornecer tranquilidade e lucidez
•
Melhorar o funcionamento do coração e a circulação sanguínea
•
Auxiliar a digestão
•
Tornar flexíveis as articulações e melhorar a mobilidade
•
Combater a osteoporose
•
Promover o controlo das emoções
Cristina
Sales, nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea.
A sua ligação às Artes Marciais Chinesas teve origem em 2004 e desde aí tem
trabalhado com o Mestre chinês Wu Xuan principalmente na modalidade de Tai Chi
mas também em Chi Kung e Kung Fu. É Treinadora de Tai
Chi certificada pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas desde
2010. Pertence à APKFXW – Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu, e à Chin
Woo Portugal (www.chinwookungfu.com). Ensina Tai Chi em: Progresso Clube,
Algueirão, Sport Algés e Dafundo, Algés, Jardim de Paço de Arcos, Parque
Urbanode Miraflores, Parque Marechal Carmona em Cascais, Academia ARTEMOV.
Método Laban
Rita Gonzaga Gaspar
Sexta 18,
18.30-20:00h, 30 da Mouraria
Para este woskshop proponho uma exploração dos princípios fundamentais de Laban – corpo, espaço, esforço e forma – a partir do corpo individual e do corpo colectivo.
Começaremos por dirigir a nossa atenção para o próprio corpo: a sua chegada a um espaço novo; as suas assimetrias e inclinações no momento presente; como sentimos o peso distribuído no corpo; em que lugares sentimos movimentos a iniciarem-se e em que lugares observamos tensões; como essas tensões se podem tornar intenções de movimento. Com o desenrolar do movimento abriremos a percepção para o colectivo. Como é que cada corpo encontra o colectivo e em que lugares e tempos isso acontece? Que qualidades experimentamos no movimento em termos de espaço, tempo, peso e fluidez? Enquanto colectivo no espaço, procuraremos soluções de movimento que integrem a experiência do corpo individual, enquanto sentir mais sensível e apurado e transmitam essas qualidades ao corpo colectivo.
Rita Gaspar Psicóloga clínica e psicoterapeuta, mestre em Terapia através do Drama e do Movimento (Sesame / Central School of Speech and Drama, Univ. Londres, 2009). Exerce clínica privada e orienta formações e workshops para o público em geral, no espaço do 30 da Mouraria – Psicoterapia e Movimento, que dirige. Dá aulas de movimento a crianças do segundo ciclo. Desde 1998 tem tido uma prática regular ao nível da dança e do movimento, com Sofia Neuparth, Prisca Diedritch, Elsa Sham’s, Mariana Lemos, Isabel Valverde, Jorge Parente, entre outros. Em 2010 organiza o primeiro workshop de Movimento Autêntico em Portugal. Nas suas colaborações anteriores destaca a Clínica do Parque - Serviço de Pedopsiquiatria do H. D. Estefânia e o Lamci - Laboratório de Música e Comunicação na Infância (FCSH). http://ritagaspardramaterapia.
Sexta 18,
18.30-20:00h, 30 da Mouraria
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #1:
Introdução à Contacto Improvisação
Sexta 18,
20-22:00h, 30 da Mouraria
Introdução à Contacto Improvisação e seus fundamentos somáticos no acordar das múltiplas percepções sensoriais proprioceptivas/cinestésicas e interioceptivas (órgãos/sistemas internos, respiração, fluidos, temperatura, outros) e exterioceptivas (tacto, visão, audição, olfato) progredindo no sentir do próprio corpo interior, a acção da gravidade, o ar, o contacto com a superfície e entre corpos em comunicação no tempo e espaço da experiência. Convite à imaginação sensual da percepção como acção de escuta e espera na conexão com o seu e outros corpos a partir da energia e matéria sistémica e celular em constante fluxo comunicante.
Num fluir progressivo da expansão perceptiva e do movimento em contacto físico, aprendemos a partilhar o peso, explorando o rolar chave do ponto de contacto através dos padrões básicos de desenvolvimento motor – do acomodar e empurrar ao alcançar e puxar em situações do chão à vertical. Impulso e momentuum em voos baixos.
Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-Mind Centering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.Riverside). Afiliada ao Instituto para as Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro para as Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, investigadora associada do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora da Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). http://isabelcvalverde.blogspot.com/
JAM
Com música ao vivo por Fernando Chainço
Sexta 18, 22-24h, 30 da Mouraria
SÁBADO 19 - ME 108
Rua Janelas Verdes, 108, 1200-692 Lisboa
Sessão #1:
Introdução à Contacto Improvisação
Sexta 18,
20-22:00h, 30 da Mouraria
Método Feldenkrais
Caterina Foà
Sábado 19, 15-16.30h, ME 108
Sábado 19, 15-16.30h, ME 108
O Método Feldenkrais é um percurso que a partir do movimento nos torna
mais conscientes de como agimos e interagimos. A consciência do movimento é uma
ferramenta holística para incrementar o potencial de corpo e mente, das suas
sinergias e melhorar a qualidade da nossa vida e do nosso bem-estar profundo.
Ao identificar e compreender os hábitos no movimento, descobre-se como aprender
e adquirir alternativas que proporcionam uma maior facilidade, satisfação e
graça na execução dos gestos, suavizando toda as praticas e acções quotidianas
.
A aprendizagem somática (aprendizagem obtida através da
experiencia corporal) é uma forma de conhecimento inesquecível, à medida da
história individual e adapta a todos os tipos de pessoa enquanto cada um é
professor e aluno de si próprio.
Os resultados emergem naturalmente, não como um alvo
perseguido ou exigido mas como expressão espontânea dos potenciais do indivíduo
e das suas próprias capacidades.
O Método utiliza a capacidade de aprendizagem inata do
cérebro e o seu potencial para a maturação ao longo da vida e do crescimento. O
foco não está no ensinar a maneira correcta de executar os gestos mas sim em
oferecer acesso a mais opções possíveis de ser adoptadas para a realização do
movimento, assim que, dependendo da sua própria estrutura, do contexto em que
está inserido e da finalidade da acção pretendida, cada um de nós possa
escolher e adoptar a maneira mais eficiente, confortável e económica de actuar
na vida.
Caterina Foà O interesse pelas praticas de desenvolvimento e educação somática leva a Caterina a conhecer o Método Feldenkrais em 2006, e a formar-se como Pratictioner no Instituto Italiano de Formação Feldenkrais de Milão, membro da Associação Italiana (AIIMF) reconhecida pela Federação Internacional Feldenkrais (IFF). Diplomada em Teatro Transcultural pela Associação Artístico-cultural Maschere Nere participou em espetáculos, seminários residenciais e estágios em Itália, Argentina e Senegal. Residente em Portugal desde 2009, dá aulas regulares de Método Feldenkrais - Consciência através do Movimento em Lisboa, participa em festivais, cursos e eventos de dança, artes performativas e bem-estar lecionando workshop temáticos de Consciência Corporal e aulas demonstrativas de Integração Funcional.
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #2:
Contacto Improvisação Plástica (com Tinta)
Sábado 19,
16:30-18:30h, ME 108
Este workshop de Contacto Improvisação explora a pintura corporal e espacial resultante do contacto físico rolante e deslizante entre os corpos e com a superfície. Partimos do acordar do corpo interior (somático) expandido pela sua membrana de comunicação com o exterior, a pele, os poros. Com a utilização de tintas têmporas não tóxicas e comestíveis :D. Vamos deixar que as misturas e desenhos de cores aconteçam fluidamente, como deixamos acontecer o contacto físico, seguindo a orientação da atenção e intenção perceptiva nas sensações tácteis, cinestésicas, auditivas, visuais, no tempo e espaço do contexto ambiental e humano. Os aromas e sabores destas cores encher-nos-ão também de cheiros e degustações numa inclusão de sentidos ainda mais abrangente.
English:
This session includes a Contact Improvisation workshop exploring body and space painting resulting from the physical contact between bodies and with the floor surface. Departing from an awakening of the inner body (somatic) we will expand through our communicative membrane, the skin and pores. Utilizing non-toxic and food derived paint. We are going to let the colors mix and draw fluidly, as we let the physical contact improvisation happen, following what we notice in our perceptive attention and intention to the tactile, kinesthetic, audio, visual sensations, in time and space of the shared human and environment context. The color aromas and tastes will also fill our noses and palate encompassing even more senses.
Nota: Trazer roupa confortável para pintar e toalha.
Video overview de ContacTinta (Espaço ALGO, 2012): https://vimeo.com/56810240
JAM
com música ao vivo por Trio Latino
Sábado 19, 18.30-20:00h, ME 108
DOMINGO 20 - ME 108
Rua Janelas Verdes, 108, 1200-692 Lisboa
Sessão #2:
Contacto Improvisação Plástica (com Tinta)
Sábado 19,
16:30-18:30h, ME 108
DOMINGO 20 - ME 108
Rua Janelas Verdes, 108, 1200-692 Lisboa
Método Feldenkrais
Caterina Foà
Domingo 20, 15-16.30h, ME 108
O Método Feldenkrais é um percurso que a partir do movimento nos torna mais conscientes de como agimos e interagimos. A consciência do movimento é uma ferramenta holística para incrementar o potencial de corpo e mente, das suas sinergias e melhorar a qualidade da nossa vida e do nosso bem-estar profundo. Ao identificar e compreender os hábitos no movimento, descobre-se como aprender e adquirir alternativas que proporcionam uma maior facilidade, satisfação e graça na execução dos gestos, suavizando toda as praticas e acções quotidianas .
A aprendizagem somática (aprendizagem obtida através da experiencia corporal) é uma forma de conhecimento inesquecível, à medida da história individual e adapta a todos os tipos de pessoa enquanto cada um é professor e aluno de si próprio.
Os resultados emergem naturalmente, não como um alvo perseguido ou exigido mas como expressão espontânea dos potenciais do indivíduo e das suas próprias capacidades.
O Método utiliza a capacidade de aprendizagem inata do cérebro e o seu potencial para a maturação ao longo da vida e do crescimento. O foco não está no ensinar a maneira correcta de executar os gestos mas sim em oferecer acesso a mais opções possíveis de ser adoptadas para a realização do movimento, assim que, dependendo da sua própria estrutura, do contexto em que está inserido e da finalidade da acção pretendida, cada um de nós possa escolher e adoptar a maneira mais eficiente, confortável e económica de actuar na vida.
http://feldenkrais-method.org/en
Caterina Foà O interesse pelas praticas de desenvolvimento e educação somática leva a Caterina a conhecer o Método Feldenkrais em 2006, e a formar-se como Pratictioner no Instituto Italiano de Formação Feldenkrais de Milão, membro da Associação Italiana (AIIMF) reconhecida pela Federação Internacional Feldenkrais (IFF). Diplomada em Teatro Transcultural pela Associação Artístico-cultural Maschere Nere participou em espetáculos, seminários residenciais e estágios em Itália, Argentina e Senegal. Residente em Portugal desde 2009, dá aulas regulares de Método Feldenkrais - Consciência através do Movimento em Lisboa, participa em festivais, cursos e eventos de dança, artes performativas e bem-estar lecionando workshop temáticos de Consciência Corporal e aulas demonstrativas de Integração Funcional.
Tango Argentino
Cristina Sales e Jorge Dias
Domingo 20, 16:30-18h, ME 108
Neste workshop procura-se uma introdução ao tango argentino usando técnicas da Contacto Improvisação e do controlo mútuo dos centros de gravidade para chegar ao tango argentino de forma intuitiva e orgânica.
O Tango Argentino é fruto do encontro de diferentes culturas musicais da Europa, de Africa e da América. Como dança social a par, originou-se nos distritos pobres de Buenos Aires e Montevideo e tornou-se popular entre os milhares de imigrantes europeus. No ínicio do século XX, bailarinos e orquestras de Tango levaram-no até à Europa, começando por Paris onde se verificou o primeiro boom, logo seguido de Londres e Berlim. Em 2009, o Tango Argentino foi declarado Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco. Das várias expressões usadas para defirir o Tango Argentino, talvez a mais famosa seja a da autoria de Díscepolo (Enrique Santos Discépolo Deluchi, poeta, compositor e autor de letras de tango argentino) :" o tango é um pensamento triste que se pode dançar". De facto, o Tango mistura o drama, a paixão e a sensualidade como nenhuma outra dança social. Mas não é sempre triste. Podemos considerá-lo como uma forma de expressão e comunicação não verbal, através da qual se podem exprimir as mais variadas emoções, dependendo do estado de espírito, da personalidade de cada um dos bailarinos, da música, do ambiente, do grupo e evidentemente do grau de mestria dos bailarinos. É uma forma de poesia sem palavras. Existem vários formas e estilos de Tango, a título de exemplo:
Tango Milongueiro – caracterizado por um abraço predominantemente muito fechado.
Tango de Salão – caracterizado por movimentos suaves, executados com enfase na suavidade, elegância e musicalidade e sempre em total concordância com os códigos de ética dos salões de tango de Buenos Aires).
Tango Novo – não tanto um estilo, inclui as formas mais inovadoras de tango dança sendo até muitas vezes dançado com outros géneros de música que não tango.
Abordamos os elementos básicos do Tango Argentino, como a Caminhada, os diversos tipos de Abraço, os Boleos, as Sacadas, os Giros. Mas principalmente desenvolvemos de forma equilibrada as várias facetas necessárias a utilização do tango como forma de expressão e comunicação: a técnica pessoal, a conexão com o parceiro, a musicalidade, a criatividade, a navegação na pista de dança e a integração no grupo.
Cristina Sales Nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. Descobriu o Tango Argentino em 1999, em Lisboa, mas a necessidade de compreender mais profundamente as várias facetas desta dança levou-a a viajar e a desenvolver a sua técnica e conhecimentos com vários ‘Maestros’ dos quais destaca Pablo Villlarazza & Dana Frigoli, Eric Jorissens, Chicho Frumboli, Sebastien Arce & Mariana Montes, Gustavo Naveira, Esteban Moreno & Claudia Codega.
Jorge Dias tem explorado conceitos do tango argentino com vários professores da Europa e da Argentina. Há 3 anos, com a professora de tango argentino Paula Granado criou o TANGO LIVRE, no Centro LGBT da ILGA PORTUGAL, de intervenção de tango queer... livre de preconceitos: de género, orientação sexual e de papéis (de quem conduz ou é conduzido nesta dança partilhada). Contactou com a Contacto Improvisação com Isabel Valverde e têm procurado estabelecer as pontes do Contacto-Tango ou ConTango.
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #3:
Contacto Improvisação Mediada (Física-virtual)
Domingo
20, 18-20:00h, ME 108
e Odyssey Art and Performance Simulator (Second Life)
Isabel
Valverde aka Butler2 Evelyn e colaboradores/avatares do projecto Senses
Places: Todd Cochrane aka Toddles Aeon, Liz Solo, SaveMe Oh, Kikas
Babenko, Ana Moura aka Anisabel, Clara Gomes aka Lux Nix e outros.
Nesta sessão vamos experimentar formas de improvisação física-virtual interagindo fisicamente e expandindo em mediação com as nossas imagens e avatars (personagens virtuais) num fluxo de energia espaço-temporal que se prolonga no virtual partilhado do Second Life®. Focalizamos abordagens somáticas / cinestésicas à Contacto Improvisação, contrariando a ‘descorporealização’ da instrumentalização e substituição generalizada do corpo físico pelo virtual. Numa adaptação alternativa de interfaces de jogo social á expressão comunicativa entre corpos sintonizamos a nossa materialidade orgânica e o fluir da energia no espaço e tempo entre os corpos. Experienciamos a corporealização somática (sentido do corpo interno) acordando todos os sentidos enquanto expandimos virtualmente, guiados na interacção corpos-imagens-avatares através de várias interfaces e sua combinação/acumulação.
Procurando uma verdadeira ampliação das nossas capacidades criativas de interactividade corporealizada, acentuamos o conhecimento de nós mesmos na relação com os outros pelo movimento interagindo ao vivo com participantes locais e remotos. Numa abordagem criativa experimental à dança-tecnologia, a sessão é baseada no projecto Senses Places, que desenvolve novas practicas corporealizadas em realidade mista numa colaboração internacional entre vários parceiros artísticos e tecnológicos. No entrançar de interfaces, realidades e culturas físicas-virtuais corporealizadas, Senses Places coreografa/desenha experiências criativas de comunicação inclusiva em ambiente de rede para múltiplos participantes. Os dispositivos e software de interacção via Web 2.0 com o Second Life, incluem: - Câmara web+Flash+SL HUD (Todd Cochrane) – interacção movimento fisico-avatar - Livestream (broadcast vídeo) – interacção através da imagem vídeo do movimento - Wii mote (Nitendo®)+DarwiinRemote+SL (Todd Cochrane) - espacial com avatar - Dispositivo biométrico (ARTICA) – interacção de sinais biológicos com som - Sistema software de som interactivo (Nick Rothwell) –sinais biológicos e som
e Odyssey Art and Performance Simulator (Second Life)
inclui JAM
Com música ao vivo por Fernando Chainço
E SEGUIMOS PARA O Fim-de-Semana
#2!!!
AND WE FOLLOW UP FOR WEEKEND #2
Sexta 25.10 30 da Mouraria
Rua da Mouraria, nº30, 4º andar, 1100-134 Lisboa
Tai Chi Contacto
Cristina Sales
Sexta 20, 19-20:30h, 30 da Mouraria
O Tai Chi é uma arte marcial chinesa interna – que activa a fonte de energia interior – e cujos princípios filosóficos remetem ao Taoísmo. É uma arte de meditação em movimento. Movimentos circulares e suaves, efetuados de forma fluida e contínua sem utilização de força física, que procura o equilíbrio e harmonia dos opostos – Yin/Yang. Os textos clássicos orientam a: Vencer o movimento através da quietude; Vencer a dureza através da suavidade; Vencer o rápido através do lento. Esta arte marcial promove a saúde oferecendo uma referência de tranquilidade e equilibro dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, sendo mesmo considerada um dos métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa.
A PRÁTICA do Tai Chi Chuan com os seus movimentos suaves e circulares, não exigindo esforço físico, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, em recintos fechados ou abertos, não requerendo equipamento específico, apenas roupa e calçado confortável. Deve ser entendido como um caminho, não um destino, em que cada praticante evolui de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e a suas facilidade em absorver a sequência dos movimentos e em coordenar a mente, o corpo e as emoções. Aprendida uma sequência – forma – pode ser praticado indefinidamente, aprimorando-se a concentração, o relaxamento, a fluidez e a leveza, dia após dia.
BENEFÍCIOS O Tai Chi acalma a mente enquanto liberta o corpo de tensões permitindo que a energia natural flua através deste. Promove o equilíbrio dos aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais.
Cristina Sales, nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. A sua ligação às Artes Marciais Chinesas teve origem em 2004 e desde aí tem trabalhado com o Mestre chinês Wu Xuan principalmente na modalidade de Tai Chi mas também em Chi Kung e Kung Fu. É Treinadora de Tai Chi certificada pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas desde 2010. Pertence à APKFXW – Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu, e à Chin Woo Portugal (www.chinwookungfu.com). Ensina Tai Chi em: Progresso Clube, Algueirão, Sport Algés e Dafundo, Algés, Jardim de Paço de Arcos, Parque Urbanode Miraflores, Parque Marechal Carmona em Cascais, Academia ARTEMOV.
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #1: Introdução à Contacto Improvisação
Sexta 25, 20:30-22h, 30 da Mouraria
Introdução à Contacto Improvisação e seus fundamentos somáticos no acordar das múltiplas percepções sensoriais proprioceptivas/cinestésicas e interioceptivas (órgãos/sistemas internos, respiração, fluidos, temperatura, outros) e exterioceptivas (tacto, visão, audição, olfato) progredindo no sentir do próprio corpo interior, a acção da gravidade, o ar, o contacto com a superfície e entre corpos em comunicação no tempo e espaço da experiência. Convite à imaginação sensual da percepção como acção de escuta e espera na conexão com o seu e outros corpos a partir da energia e matéria sistémica e celular em constante fluxo comunicante.
Num fluir progressivo da expansão perceptiva e do movimento em contacto físico, aprendemos a partilhar o peso, explorando o rolar chave do ponto de contacto através dos padrões básicos de desenvolvimento motor – do acomodar e empurrar ao alcançar e puxar em situações do chão à vertical. Impulso e momentuum em voos baixos.
Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-MindCentering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.Riverside). Afiliada ao Instituto para as Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro para as Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, investigadora associada do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora da Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). http://isabelcvalverde.blogspot.com/
JAM
Sexta 25, 22-24h, 30 da Mouraria
(música: Fernando Chainço)
Sábado 26.10 Fábrica do Braço de Prata
Método Feldenkrais
Caterina Foà
Sábado 26.10, 17:30-19h, Fábrica Braço de Prata
O Método Feldenkrais é um percurso que a partir do movimento nos torna mais conscientes de como agimos e interagimos. A consciência do movimento é uma ferramenta holística para incrementar o potencial de corpo e mente, das suas sinergias e melhorar a qualidade da nossa vida e do nosso bem-estar profundo. Ao identificar e compreender os hábitos no movimento, descobre-se como aprender e adquirir alternativas que proporcionam uma maior facilidade, satisfação e graça na execução dos gestos, suavizando toda as praticas e acções quotidianas .
A aprendizagem somática (aprendizagem obtida através da experiencia corporal) é uma forma de conhecimento inesquecível, à medida da história individual e adapta a todos os tipos de pessoa enquanto cada um é professor e aluno de si próprio.
Os resultados emergem naturalmente, não como um alvo perseguido ou exigido mas como expressão espontânea dos potenciais do indivíduo e das suas próprias capacidades.
O Método utiliza a capacidade de aprendizagem inata do cérebro e o seu potencial para a maturação ao longo da vida e do crescimento. O foco não está no ensinar a maneira correcta de executar os gestos mas sim em oferecer acesso a mais opções possíveis de ser adoptadas para a realização do movimento, assim que, dependendo da sua própria estrutura, do contexto em que está inserido e da finalidade da acção pretendida, cada um de nós possa escolher e adoptar a maneira mais eficiente, confortável e económica de actuar na vida.
Caterina Foà O interesse pelas praticas de desenvolvimento e educação somática leva a Caterina a conhecer o Método Feldenkrais em 2006, e a formar-se como Pratictioner no Instituto Italiano de Formação Feldenkrais de Milão, membro da Associação Italiana (AIIMF) reconhecida pela Federação Internacional Feldenkrais (IFF). Diplomada em Teatro Transcultural pela Associação Artístico-cultural Maschere Nere participou em espetáculos, seminários residenciais e estágios em Itália, Argentina e Senegal. Residente em Portugal desde 2009, dá aulas regulares de Método Feldenkrais - Consciência através do Movimento em Lisboa, participa em festivais, cursos e eventos de dança, artes performativas e bem-estar lecionando workshop temáticos de Consciência Corporal e aulas demonstrativas de Integração Funcional.
Tai Chi Tango
Cristina Sales e Jorge Dias
Sábado 26, 19-20:30h, Fábrica Braço de Prata
Neste workshop procura-se uma introdução ao tango argentino usando técnicas da Contacto Improvisação e do controlo mútuo dos centros de gravidade para chegar ao tango argentino de forma intuitiva e orgânica.
O Tango Argentino é fruto do encontro de diferentes culturas musicais da Europa, de Africa e da América. Como dança social a par, originou-se nos distritos pobres de Buenos Aires e Montevideo e tornou-se popular entre os milhares de imigrantes europeus. No ínicio do século XX, bailarinos e orquestras de Tango levaram-no até à Europa, começando por Paris onde se verificou o primeiro boom, logo seguido de Londres e Berlim. Em 2009, o Tango Argentino foi declarado Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco. Das várias expressões usadas para defirir o Tango Argentino, talvez a mais famosa seja a da autoria de Díscepolo (Enrique Santos Discépolo Deluchi, poeta, compositor e autor de letras de tango argentino) :" o tango é um pensamento triste que se pode dançar". De facto, o Tango mistura o drama, a paixão e a sensualidade como nenhuma outra dança social. Mas não é sempre triste. Podemos considerá-lo como uma forma de expressão e comunicação não verbal, através da qual se podem exprimir as mais variadas emoções, dependendo do estado de espírito, da personalidade de cada um dos bailarinos, da música, do ambiente, do grupo e evidentemente do grau de mestria dos bailarinos. É uma forma de poesia sem palavras. Existem vários formas e estilos de Tango, a título de exemplo:
Tango Milongueiro – caracterizado por um abraço predominantemente muito fechado.
Tango de Salão – caracterizado por movimentos suaves, executados com enfase na suavidade, elegância e musicalidade e sempre em total concordância com os códigos de ética dos salões de tango de Buenos Aires).
Tango Novo – não tanto um estilo, inclui as formas mais inovadoras de tango dança sendo até muitas vezes dançado com outros géneros de música que não tango.
Abordamos os elementos básicos do Tango Argentino, como a Caminhada, os diversos tipos de Abraço, os Boleos, as Sacadas, os Giros. Mas principalmente desenvolvemos de forma equilibrada as várias facetas necessárias a utilização do tango como forma de expressão e comunicação: a técnica pessoal, a conexão com o parceiro, a musicalidade, a criatividade, a navegação na pista de dança e a integração no grupo.
Cristina Sales Nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. Descobriu o Tango Argentino em 1999, em Lisboa, mas a necessidade de compreender mais profundamente as várias facetas desta dança levou-a a viajar e a desenvolver a sua técnica e conhecimentos com vários ‘Maestros’ dos quais destaca Pablo Villlarazza & Dana Frigoli, Eric Jorissens, Chicho Frumboli, Sebastien Arce & Mariana Montes, Gustavo Naveira, Esteban Moreno & Claudia Codega.
Jorge Dias tem explorado conceitos do tango argentino com vários professores da Europa e da Argentina. Há 3 anos, com a professora de tango argentino Paula Granado criou o TANGO LIVRE, no Centro LGBT da ILGA PORTUGAL, de intervenção de tango queer... livre de preconceitos: de género, orientação sexual e de papéis (de quem conduz ou é conduzido nesta dança partilhada). Contactou com a Contacto Improvisação com Isabel Valverde e têm procurado estabelecer as pontes do Contacto-Tango ou ConTango.
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #3: Contacto Improvisação Expandida (Física-virtual)
Sábado 20, 20-22:00h, Fábrica Braço de Prata (Sala Prado Coelho)
e Odyssey Art and Performance Simulator (Second Life)
Isabel Valverde aka Butler2 Evelyn e colaboradores/avatares do projecto Senses Places: Todd Cochrane aka Toddles Aeon, Liz Solo, SaveMe Oh, Kikas Babenko, Ana Moura aka Anisabel, Clara Gomes aka Lux Nix e outros.
Nesta sessão vamos experimentar formas de improvisação física-virtual interagindo fisicamente e expandindo em mediação com as nossas imagens e avatars (personagens virtuais) num fluxo de energia espaço-temporal que se prolonga no virtual partilhado do Second Life®. Focalizamos abordagens somáticas / cinestésicas à Contacto Improvisação, contrariando a ‘descorporealização’ da instrumentalização e substituição generalizada do corpo físico pelo virtual. Numa adaptação alternativa de interfaces de jogo social á expressão comunicativa entre corpos sintonizamos a nossa materialidade orgânica e o fluir da energia no espaço e tempo entre os corpos. Experienciamos a corporealização somática (sentido do corpo interno) acordando todos os sentidos enquanto expandimos virtualmente, guiados na interacção corpos-imagens-avatares através de várias interfaces e sua combinação/acumulação.
Procurando uma verdadeira ampliação das nossas capacidades criativas de interactividade corporealizada, acentuamos o conhecimento de nós mesmos na relação com os outros pelo movimento interagindo ao vivo com participantes locais e remotos.
Numa abordagem criativa experimental à dança-tecnologia, a sessão é baseada no projecto Senses Places, que desenvolve novas practicas corporealizadas em realidade mista numa colaboração internacional entre vários parceiros artísticos e tecnológicos. No entrançar de interfaces, realidades e culturas físicas-virtuais corporealizadas, Senses Places coreografa/desenha experiências criativas de comunicação inclusiva em ambiente de rede para múltiplos participantes. Os dispositivos e software de interacção via Web 2.0 com o Second Life, incluem:
- Câmara web+Flash+SL HUD (Todd Cochrane): interacção movimento fisico-avatar
- Livestream (broadcast vídeo): interacção através da imagem vídeo do movimento
- Wii mote (Nitendo®)+DarwiinRemote+SL (Todd Cochrane): espacial com avatar
JAM em realidade mista
Sábado 26, 22-24h, Fábrica Braço de Prata
(colaboração: projecto Senses Places, Odyssey Simulator (Second Life) música: Fernando Chainço)
Domingo 27.10 SOU/Casa da Covilhã
Método Feldenkrais
Caterina Foà
Domingo 27.10, 15-16.30h, SOU/Casa da Covilhã
O Método Feldenkrais é um percurso que a partir do movimento nos torna mais conscientes de como agimos e interagimos. A consciência do movimento é uma ferramenta holística para incrementar o potencial de corpo e mente, das suas sinergias e melhorar a qualidade da nossa vida e do nosso bem-estar profundo. Ao identificar e compreender os hábitos no movimento, descobre-se como aprender e adquirir alternativas que proporcionam uma maior facilidade, satisfação e graça na execução dos gestos, suavizando toda as praticas e acções quotidianas .
A aprendizagem somática (aprendizagem obtida através da experiencia corporal) é uma forma de conhecimento inesquecível, à medida da história individual e adapta a todos os tipos de pessoa enquanto cada um é professor e aluno de si próprio.
Os resultados emergem naturalmente, não como um alvo perseguido ou exigido mas como expressão espontânea dos potenciais do indivíduo e das suas próprias capacidades.
O Método utiliza a capacidade de aprendizagem inata do cérebro e o seu potencial para a maturação ao longo da vida e do crescimento. O foco não está no ensinar a maneira correcta de executar os gestos mas sim em oferecer acesso a mais opções possíveis de ser adoptadas para a realização do movimento, assim que, dependendo da sua própria estrutura, do contexto em que está inserido e da finalidade da acção pretendida, cada um de nós possa escolher e adoptar a maneira mais eficiente, confortável e económica de actuar na vida.
Caterina Foà - O interesse pelas praticas de desenvolvimento e educação somática leva a Caterina a conhecer o Método Feldenkrais em 2006, e a formar-se como Pratictioner no Instituto Italiano de Formação Feldenkrais de Milão, membro da Associação Italiana (AIIMF) reconhecida pela Federação Internacional Feldenkrais (IFF). Diplomada em Teatro Transcultural pela Associação Artístico-cultural Maschere Nere participou em espetáculos, seminários residenciais e estágios em Itália, Argentina e Senegal. Residente em Portugal desde 2009, dá aulas regulares de Método Feldenkrais - Consciência através do Movimento em Lisboa, participa em festivais, cursos e eventos de dança, artes performativas e bem-estar lecionando workshop temáticos de Consciência Corporal e aulas demonstrativas de Integração Funcional.
Contacto Tango
Cristina Sales e Isabel Valverde
Domingo 27.10,16.30-18h, SOU/Casa da Covilhã
Relação entre as duas formas de dança improvisada, Contacto Improvisação e Tango, através da orientação combinada de situações de improvisação com e sem acompanhamento musical.
Cristina Sales Nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. Descobriu o Tango Argentino em 1999, em Lisboa, mas a necessidade de compreender mais profundamente as várias facetas desta dança levou-a a viajar e a desenvolver a sua técnica e conhecimentos com vários ‘Maestros’ dos quais destaca Pablo Villlarazza & Dana Frigoli, Eric Jorissens, Chicho Frumboli, Sebastien Arce & Mariana Montes, Gustavo Naveira, Esteban Moreno & Claudia Codega.
Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-Mind Centering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.Riverside). Afiliada ao Instituto para as Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro para as Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, investigadora associada do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora da Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). http://isabelcvalverde.blogspot.com/
Introdução/Talk-through ao Underscore
Isabel Valverde
Domingo 27.10, 18-19h, SOU/Casa da Covilhã
Sessão de introdução à práctica do Underscore, da autoria de Nancy Stark Smith, com descrição do score, sua estrutura de improvisação com as diferentes fases e seus símbolos. Esta sessão é necessária para a práctica do Underscore própriamente dita, que se segue com a duração de 3-4 horas.
Underscore Expandido
Domingo 27.10, 19.30-23h, SOU/Casa da Covilhã
(música: Aves Migratórias (a confirmar) e Fernando Chainço)
Práctica do Underscore incluindo a participação de participantes avatares no ambiente virtual e, possivelmente, outro grupo de práctica via video broadcast.
"The Underscore is a long-form dance improvisation structure developed by Nancy Stark Smith. It has been evolving since 1990 and is practiced all over the globe.
The Underscore is a vehicle for incorporating Contact Improvisation into a broader arena of improvisational dance practice; for developing greater ease dancing in spherical space—alone and with others; and for integrating kinesthetic and compositional concerns while improvising. It allows for a full spectrum of energetic and physical expressions, embodying a range of forms and changing states. Its practice is familiar yet unpredictable.
The practice—usually 3 to 4 hours in length—progresses through a broad range of dynamic states, including long periods of very small, private, and quiet internal activity and other times of higher energy and interactive dancing.
There are 20+ phases of the score—each with a name and a graphic symbol—which create a general map for the dancers. Within that frame, dancers are free to create their own movements, dynamics, and relationships—with themselves, each other, the group, the music, and the environment. Each Underscore is unique, providing rich and often inspiring experiences of the human and artistic phenomena of dance improvisation.
The GLOBAL UNDERSCORE is an annual event in which the Underscore is practiced simultaneously for a 4 hour period by people all over world near the summer solstice (northern hemisphere). In 2012, there were 70+ sites. Claire Filmon proposed the event to Nancy in 2000 from a desire to connect dancers all around the planet to dance and to compose together in the moment and organized it until 2010. www.globalunderscore.blogspot.com
To participate in an Underscore, one should have some experience of Contact Improvisation and attend a talk-through of the Underscore, which often takes about an hour.
For more information, read about the Underscore chapter in Nancy's book: Caught Falling: The Confluence of Contact Improvisation, Nancy Stark Smith, and Other Moving Ideas, available through Contact Quarterly.
Written by Nancy Stark Smith and posted here:
E SEGUIMOS PARA O Fim-de-Semana
#2!!!
AND WE FOLLOW UP FOR WEEKEND #2
Sexta 25.10 30 da Mouraria
Rua da Mouraria, nº30, 4º andar, 1100-134 Lisboa
Tai Chi Contacto
Cristina Sales
Sexta 20, 19-20:30h, 30 da Mouraria
O Tai Chi é uma arte marcial chinesa interna – que activa a fonte de energia interior – e cujos princípios filosóficos remetem ao Taoísmo. É uma arte de meditação em movimento. Movimentos circulares e suaves, efetuados de forma fluida e contínua sem utilização de força física, que procura o equilíbrio e harmonia dos opostos – Yin/Yang. Os textos clássicos orientam a: Vencer o movimento através da quietude; Vencer a dureza através da suavidade; Vencer o rápido através do lento. Esta arte marcial promove a saúde oferecendo uma referência de tranquilidade e equilibro dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, sendo mesmo considerada um dos métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa.
A PRÁTICA do Tai Chi Chuan com os seus movimentos suaves e circulares, não exigindo esforço físico, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, em recintos fechados ou abertos, não requerendo equipamento específico, apenas roupa e calçado confortável. Deve ser entendido como um caminho, não um destino, em que cada praticante evolui de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e a suas facilidade em absorver a sequência dos movimentos e em coordenar a mente, o corpo e as emoções. Aprendida uma sequência – forma – pode ser praticado indefinidamente, aprimorando-se a concentração, o relaxamento, a fluidez e a leveza, dia após dia.
BENEFÍCIOS O Tai Chi acalma a mente enquanto liberta o corpo de tensões permitindo que a energia natural flua através deste. Promove o equilíbrio dos aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais.
Cristina Sales, nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. A sua ligação às Artes Marciais Chinesas teve origem em 2004 e desde aí tem trabalhado com o Mestre chinês Wu Xuan principalmente na modalidade de Tai Chi mas também em Chi Kung e Kung Fu. É Treinadora de Tai Chi certificada pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas desde 2010. Pertence à APKFXW – Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu, e à Chin Woo Portugal (www.chinwookungfu.com). Ensina Tai Chi em: Progresso Clube, Algueirão, Sport Algés e Dafundo, Algés, Jardim de Paço de Arcos, Parque Urbanode Miraflores, Parque Marechal Carmona em Cascais, Academia ARTEMOV.
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #1: Introdução à Contacto Improvisação
Sexta 25, 20:30-22h, 30 da Mouraria
Introdução à Contacto Improvisação e seus fundamentos somáticos no acordar das múltiplas percepções sensoriais proprioceptivas/cinestésicas e interioceptivas (órgãos/sistemas internos, respiração, fluidos, temperatura, outros) e exterioceptivas (tacto, visão, audição, olfato) progredindo no sentir do próprio corpo interior, a acção da gravidade, o ar, o contacto com a superfície e entre corpos em comunicação no tempo e espaço da experiência. Convite à imaginação sensual da percepção como acção de escuta e espera na conexão com o seu e outros corpos a partir da energia e matéria sistémica e celular em constante fluxo comunicante.
Num fluir progressivo da expansão perceptiva e do movimento em contacto físico, aprendemos a partilhar o peso, explorando o rolar chave do ponto de contacto através dos padrões básicos de desenvolvimento motor – do acomodar e empurrar ao alcançar e puxar em situações do chão à vertical. Impulso e momentuum em voos baixos.
Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-MindCentering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.Riverside). Afiliada ao Instituto para as Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro para as Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, investigadora associada do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora da Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). http://isabelcvalverde.blogspot.com/
JAM
Sessão #1: Introdução à Contacto Improvisação
Sexta 25, 20:30-22h, 30 da Mouraria
Introdução à Contacto Improvisação e seus fundamentos somáticos no acordar das múltiplas percepções sensoriais proprioceptivas/cinestésicas e interioceptivas (órgãos/sistemas internos, respiração, fluidos, temperatura, outros) e exterioceptivas (tacto, visão, audição, olfato) progredindo no sentir do próprio corpo interior, a acção da gravidade, o ar, o contacto com a superfície e entre corpos em comunicação no tempo e espaço da experiência. Convite à imaginação sensual da percepção como acção de escuta e espera na conexão com o seu e outros corpos a partir da energia e matéria sistémica e celular em constante fluxo comunicante.
Num fluir progressivo da expansão perceptiva e do movimento em contacto físico, aprendemos a partilhar o peso, explorando o rolar chave do ponto de contacto através dos padrões básicos de desenvolvimento motor – do acomodar e empurrar ao alcançar e puxar em situações do chão à vertical. Impulso e momentuum em voos baixos.
Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-MindCentering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.Riverside). Afiliada ao Instituto para as Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro para as Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, investigadora associada do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora da Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). http://isabelcvalverde.blogspot.com/
JAM
Sexta 25, 22-24h, 30 da Mouraria
(música: Fernando Chainço)
Sábado 26.10 Fábrica do Braço de Prata
Método Feldenkrais
Caterina Foà
O Método Feldenkrais é um percurso que a partir do movimento nos torna mais conscientes de como agimos e interagimos. A consciência do movimento é uma ferramenta holística para incrementar o potencial de corpo e mente, das suas sinergias e melhorar a qualidade da nossa vida e do nosso bem-estar profundo. Ao identificar e compreender os hábitos no movimento, descobre-se como aprender e adquirir alternativas que proporcionam uma maior facilidade, satisfação e graça na execução dos gestos, suavizando toda as praticas e acções quotidianas .
A aprendizagem somática (aprendizagem obtida através da experiencia corporal) é uma forma de conhecimento inesquecível, à medida da história individual e adapta a todos os tipos de pessoa enquanto cada um é professor e aluno de si próprio.
Os resultados emergem naturalmente, não como um alvo perseguido ou exigido mas como expressão espontânea dos potenciais do indivíduo e das suas próprias capacidades.
O Método utiliza a capacidade de aprendizagem inata do cérebro e o seu potencial para a maturação ao longo da vida e do crescimento. O foco não está no ensinar a maneira correcta de executar os gestos mas sim em oferecer acesso a mais opções possíveis de ser adoptadas para a realização do movimento, assim que, dependendo da sua própria estrutura, do contexto em que está inserido e da finalidade da acção pretendida, cada um de nós possa escolher e adoptar a maneira mais eficiente, confortável e económica de actuar na vida.
Caterina Foà O interesse pelas praticas de desenvolvimento e educação somática leva a Caterina a conhecer o Método Feldenkrais em 2006, e a formar-se como Pratictioner no Instituto Italiano de Formação Feldenkrais de Milão, membro da Associação Italiana (AIIMF) reconhecida pela Federação Internacional Feldenkrais (IFF). Diplomada em Teatro Transcultural pela Associação Artístico-cultural Maschere Nere participou em espetáculos, seminários residenciais e estágios em Itália, Argentina e Senegal. Residente em Portugal desde 2009, dá aulas regulares de Método Feldenkrais - Consciência através do Movimento em Lisboa, participa em festivais, cursos e eventos de dança, artes performativas e bem-estar lecionando workshop temáticos de Consciência Corporal e aulas demonstrativas de Integração Funcional.
Tai Chi Tango
Cristina Sales e Jorge Dias
Sábado 26, 19-20:30h, Fábrica Braço de Prata
Neste workshop procura-se uma introdução ao tango argentino usando técnicas da Contacto Improvisação e do controlo mútuo dos centros de gravidade para chegar ao tango argentino de forma intuitiva e orgânica.
O Tango Argentino é fruto do encontro de diferentes culturas musicais da Europa, de Africa e da América. Como dança social a par, originou-se nos distritos pobres de Buenos Aires e Montevideo e tornou-se popular entre os milhares de imigrantes europeus. No ínicio do século XX, bailarinos e orquestras de Tango levaram-no até à Europa, começando por Paris onde se verificou o primeiro boom, logo seguido de Londres e Berlim. Em 2009, o Tango Argentino foi declarado Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco. Das várias expressões usadas para defirir o Tango Argentino, talvez a mais famosa seja a da autoria de Díscepolo (Enrique Santos Discépolo Deluchi, poeta, compositor e autor de letras de tango argentino) :" o tango é um pensamento triste que se pode dançar". De facto, o Tango mistura o drama, a paixão e a sensualidade como nenhuma outra dança social. Mas não é sempre triste. Podemos considerá-lo como uma forma de expressão e comunicação não verbal, através da qual se podem exprimir as mais variadas emoções, dependendo do estado de espírito, da personalidade de cada um dos bailarinos, da música, do ambiente, do grupo e evidentemente do grau de mestria dos bailarinos. É uma forma de poesia sem palavras. Existem vários formas e estilos de Tango, a título de exemplo:
Tango Milongueiro – caracterizado por um abraço predominantemente muito fechado.
Tango de Salão – caracterizado por movimentos suaves, executados com enfase na suavidade, elegância e musicalidade e sempre em total concordância com os códigos de ética dos salões de tango de Buenos Aires).
Tango Novo – não tanto um estilo, inclui as formas mais inovadoras de tango dança sendo até muitas vezes dançado com outros géneros de música que não tango.
Abordamos os elementos básicos do Tango Argentino, como a Caminhada, os diversos tipos de Abraço, os Boleos, as Sacadas, os Giros. Mas principalmente desenvolvemos de forma equilibrada as várias facetas necessárias a utilização do tango como forma de expressão e comunicação: a técnica pessoal, a conexão com o parceiro, a musicalidade, a criatividade, a navegação na pista de dança e a integração no grupo.
Cristina Sales Nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. Descobriu o Tango Argentino em 1999, em Lisboa, mas a necessidade de compreender mais profundamente as várias facetas desta dança levou-a a viajar e a desenvolver a sua técnica e conhecimentos com vários ‘Maestros’ dos quais destaca Pablo Villlarazza & Dana Frigoli, Eric Jorissens, Chicho Frumboli, Sebastien Arce & Mariana Montes, Gustavo Naveira, Esteban Moreno & Claudia Codega.
Sábado 26, 19-20:30h, Fábrica Braço de Prata
Neste workshop procura-se uma introdução ao tango argentino usando técnicas da Contacto Improvisação e do controlo mútuo dos centros de gravidade para chegar ao tango argentino de forma intuitiva e orgânica.
O Tango Argentino é fruto do encontro de diferentes culturas musicais da Europa, de Africa e da América. Como dança social a par, originou-se nos distritos pobres de Buenos Aires e Montevideo e tornou-se popular entre os milhares de imigrantes europeus. No ínicio do século XX, bailarinos e orquestras de Tango levaram-no até à Europa, começando por Paris onde se verificou o primeiro boom, logo seguido de Londres e Berlim. Em 2009, o Tango Argentino foi declarado Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco. Das várias expressões usadas para defirir o Tango Argentino, talvez a mais famosa seja a da autoria de Díscepolo (Enrique Santos Discépolo Deluchi, poeta, compositor e autor de letras de tango argentino) :" o tango é um pensamento triste que se pode dançar". De facto, o Tango mistura o drama, a paixão e a sensualidade como nenhuma outra dança social. Mas não é sempre triste. Podemos considerá-lo como uma forma de expressão e comunicação não verbal, através da qual se podem exprimir as mais variadas emoções, dependendo do estado de espírito, da personalidade de cada um dos bailarinos, da música, do ambiente, do grupo e evidentemente do grau de mestria dos bailarinos. É uma forma de poesia sem palavras. Existem vários formas e estilos de Tango, a título de exemplo:
Tango Milongueiro – caracterizado por um abraço predominantemente muito fechado.
Tango de Salão – caracterizado por movimentos suaves, executados com enfase na suavidade, elegância e musicalidade e sempre em total concordância com os códigos de ética dos salões de tango de Buenos Aires).
Tango Novo – não tanto um estilo, inclui as formas mais inovadoras de tango dança sendo até muitas vezes dançado com outros géneros de música que não tango.
Abordamos os elementos básicos do Tango Argentino, como a Caminhada, os diversos tipos de Abraço, os Boleos, as Sacadas, os Giros. Mas principalmente desenvolvemos de forma equilibrada as várias facetas necessárias a utilização do tango como forma de expressão e comunicação: a técnica pessoal, a conexão com o parceiro, a musicalidade, a criatividade, a navegação na pista de dança e a integração no grupo.
Jorge Dias tem explorado conceitos do tango argentino com vários professores da Europa e da Argentina. Há 3 anos, com a professora de tango argentino Paula Granado criou o TANGO LIVRE, no Centro LGBT da ILGA PORTUGAL, de intervenção de tango queer... livre de preconceitos: de género, orientação sexual e de papéis (de quem conduz ou é conduzido nesta dança partilhada). Contactou com a Contacto Improvisação com Isabel Valverde e têm procurado estabelecer as pontes do Contacto-Tango ou ConTango.
Contacto Improvisação
Isabel Valverde
Sessão #3: Contacto Improvisação Expandida (Física-virtual)
Sábado 20, 20-22:00h, Fábrica Braço de Prata (Sala Prado Coelho)
e Odyssey Art and Performance Simulator (Second Life)
Isabel Valverde aka Butler2 Evelyn e colaboradores/avatares do projecto Senses Places: Todd Cochrane aka Toddles Aeon, Liz Solo, SaveMe Oh, Kikas Babenko, Ana Moura aka Anisabel, Clara Gomes aka Lux Nix e outros.
Nesta sessão vamos experimentar formas de improvisação física-virtual interagindo fisicamente e expandindo em mediação com as nossas imagens e avatars (personagens virtuais) num fluxo de energia espaço-temporal que se prolonga no virtual partilhado do Second Life®. Focalizamos abordagens somáticas / cinestésicas à Contacto Improvisação, contrariando a ‘descorporealização’ da instrumentalização e substituição generalizada do corpo físico pelo virtual. Numa adaptação alternativa de interfaces de jogo social á expressão comunicativa entre corpos sintonizamos a nossa materialidade orgânica e o fluir da energia no espaço e tempo entre os corpos. Experienciamos a corporealização somática (sentido do corpo interno) acordando todos os sentidos enquanto expandimos virtualmente, guiados na interacção corpos-imagens-avatares através de várias interfaces e sua combinação/acumulação.
Procurando uma verdadeira ampliação das nossas capacidades criativas de interactividade corporealizada, acentuamos o conhecimento de nós mesmos na relação com os outros pelo movimento interagindo ao vivo com participantes locais e remotos.
Numa abordagem criativa experimental à dança-tecnologia, a sessão é baseada no projecto Senses Places, que desenvolve novas practicas corporealizadas em realidade mista numa colaboração internacional entre vários parceiros artísticos e tecnológicos. No entrançar de interfaces, realidades e culturas físicas-virtuais corporealizadas, Senses Places coreografa/desenha experiências criativas de comunicação inclusiva em ambiente de rede para múltiplos participantes. Os dispositivos e software de interacção via Web 2.0 com o Second Life, incluem:
- Câmara web+Flash+SL HUD (Todd Cochrane): interacção movimento fisico-avatar
- Livestream (broadcast vídeo): interacção através da imagem vídeo do movimento
- Wii mote (Nitendo®)+DarwiinRemote+SL (Todd Cochrane): espacial com avatar
Sessão #3: Contacto Improvisação Expandida (Física-virtual)
Sábado 20, 20-22:00h, Fábrica Braço de Prata (Sala Prado Coelho)
e Odyssey Art and Performance Simulator (Second Life)
Isabel Valverde aka Butler2 Evelyn e colaboradores/avatares do projecto Senses Places: Todd Cochrane aka Toddles Aeon, Liz Solo, SaveMe Oh, Kikas Babenko, Ana Moura aka Anisabel, Clara Gomes aka Lux Nix e outros.
Nesta sessão vamos experimentar formas de improvisação física-virtual interagindo fisicamente e expandindo em mediação com as nossas imagens e avatars (personagens virtuais) num fluxo de energia espaço-temporal que se prolonga no virtual partilhado do Second Life®. Focalizamos abordagens somáticas / cinestésicas à Contacto Improvisação, contrariando a ‘descorporealização’ da instrumentalização e substituição generalizada do corpo físico pelo virtual. Numa adaptação alternativa de interfaces de jogo social á expressão comunicativa entre corpos sintonizamos a nossa materialidade orgânica e o fluir da energia no espaço e tempo entre os corpos. Experienciamos a corporealização somática (sentido do corpo interno) acordando todos os sentidos enquanto expandimos virtualmente, guiados na interacção corpos-imagens-avatares através de várias interfaces e sua combinação/acumulação.
Procurando uma verdadeira ampliação das nossas capacidades criativas de interactividade corporealizada, acentuamos o conhecimento de nós mesmos na relação com os outros pelo movimento interagindo ao vivo com participantes locais e remotos.
Numa abordagem criativa experimental à dança-tecnologia, a sessão é baseada no projecto Senses Places, que desenvolve novas practicas corporealizadas em realidade mista numa colaboração internacional entre vários parceiros artísticos e tecnológicos. No entrançar de interfaces, realidades e culturas físicas-virtuais corporealizadas, Senses Places coreografa/desenha experiências criativas de comunicação inclusiva em ambiente de rede para múltiplos participantes. Os dispositivos e software de interacção via Web 2.0 com o Second Life, incluem:
- Câmara web+Flash+SL HUD (Todd Cochrane): interacção movimento fisico-avatar
- Livestream (broadcast vídeo): interacção através da imagem vídeo do movimento
- Wii mote (Nitendo®)+DarwiinRemote+SL (Todd Cochrane): espacial com avatar
JAM em realidade mista
Sábado 26, 22-24h, Fábrica Braço de Prata
(colaboração: projecto Senses Places, Odyssey Simulator (Second Life) música: Fernando Chainço)
Domingo 27.10 SOU/Casa da Covilhã
Método Feldenkrais
Caterina Foà
O Método Feldenkrais é um percurso que a partir do movimento nos torna mais conscientes de como agimos e interagimos. A consciência do movimento é uma ferramenta holística para incrementar o potencial de corpo e mente, das suas sinergias e melhorar a qualidade da nossa vida e do nosso bem-estar profundo. Ao identificar e compreender os hábitos no movimento, descobre-se como aprender e adquirir alternativas que proporcionam uma maior facilidade, satisfação e graça na execução dos gestos, suavizando toda as praticas e acções quotidianas .
A aprendizagem somática (aprendizagem obtida através da experiencia corporal) é uma forma de conhecimento inesquecível, à medida da história individual e adapta a todos os tipos de pessoa enquanto cada um é professor e aluno de si próprio.
Os resultados emergem naturalmente, não como um alvo perseguido ou exigido mas como expressão espontânea dos potenciais do indivíduo e das suas próprias capacidades.
O Método utiliza a capacidade de aprendizagem inata do cérebro e o seu potencial para a maturação ao longo da vida e do crescimento. O foco não está no ensinar a maneira correcta de executar os gestos mas sim em oferecer acesso a mais opções possíveis de ser adoptadas para a realização do movimento, assim que, dependendo da sua própria estrutura, do contexto em que está inserido e da finalidade da acção pretendida, cada um de nós possa escolher e adoptar a maneira mais eficiente, confortável e económica de actuar na vida.
Caterina Foà - O interesse pelas praticas de desenvolvimento e educação somática leva a Caterina a conhecer o Método Feldenkrais em 2006, e a formar-se como Pratictioner no Instituto Italiano de Formação Feldenkrais de Milão, membro da Associação Italiana (AIIMF) reconhecida pela Federação Internacional Feldenkrais (IFF). Diplomada em Teatro Transcultural pela Associação Artístico-cultural Maschere Nere participou em espetáculos, seminários residenciais e estágios em Itália, Argentina e Senegal. Residente em Portugal desde 2009, dá aulas regulares de Método Feldenkrais - Consciência através do Movimento em Lisboa, participa em festivais, cursos e eventos de dança, artes performativas e bem-estar lecionando workshop temáticos de Consciência Corporal e aulas demonstrativas de Integração Funcional.
Contacto Tango
Cristina Sales e Isabel Valverde
Domingo 27.10,16.30-18h, SOU/Casa da CovilhãCristina Sales Nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. Descobriu o Tango Argentino em 1999, em Lisboa, mas a necessidade de compreender mais profundamente as várias facetas desta dança levou-a a viajar e a desenvolver a sua técnica e conhecimentos com vários ‘Maestros’ dos quais destaca Pablo Villlarazza & Dana Frigoli, Eric Jorissens, Chicho Frumboli, Sebastien Arce & Mariana Montes, Gustavo Naveira, Esteban Moreno & Claudia Codega.
Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-Mind Centering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.Riverside). Afiliada ao Instituto para as Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro para as Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, investigadora associada do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora da Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). http://isabelcvalverde.blogspot.com/
Introdução/Talk-through ao Underscore
Isabel Valverde
Domingo 27.10, 18-19h, SOU/Casa da Covilhã
Sessão de introdução à práctica do Underscore, da autoria de Nancy Stark Smith, com descrição do score, sua estrutura de improvisação com as diferentes fases e seus símbolos. Esta sessão é necessária para a práctica do Underscore própriamente dita, que se segue com a duração de 3-4 horas.
Underscore Expandido
Domingo 27.10, 19.30-23h, SOU/Casa da Covilhã
(música: Aves Migratórias (a confirmar) e Fernando Chainço)
Práctica do Underscore incluindo a participação de participantes avatares no ambiente virtual e, possivelmente, outro grupo de práctica via video broadcast.
"The Underscore is a long-form dance improvisation structure developed by Nancy Stark Smith. It has been evolving since 1990 and is practiced all over the globe.
The Underscore is a vehicle for incorporating Contact Improvisation into a broader arena of improvisational dance practice; for developing greater ease dancing in spherical space—alone and with others; and for integrating kinesthetic and compositional concerns while improvising. It allows for a full spectrum of energetic and physical expressions, embodying a range of forms and changing states. Its practice is familiar yet unpredictable.
The practice—usually 3 to 4 hours in length—progresses through a broad range of dynamic states, including long periods of very small, private, and quiet internal activity and other times of higher energy and interactive dancing.
There are 20+ phases of the score—each with a name and a graphic symbol—which create a general map for the dancers. Within that frame, dancers are free to create their own movements, dynamics, and relationships—with themselves, each other, the group, the music, and the environment. Each Underscore is unique, providing rich and often inspiring experiences of the human and artistic phenomena of dance improvisation.
The GLOBAL UNDERSCORE is an annual event in which the Underscore is practiced simultaneously for a 4 hour period by people all over world near the summer solstice (northern hemisphere). In 2012, there were 70+ sites. Claire Filmon proposed the event to Nancy in 2000 from a desire to connect dancers all around the planet to dance and to compose together in the moment and organized it until 2010. www.globalunderscore.blogspot.com
To participate in an Underscore, one should have some experience of Contact Improvisation and attend a talk-through of the Underscore, which often takes about an hour.
For more information, read about the Underscore chapter in Nancy's book: Caught Falling: The Confluence of Contact Improvisation, Nancy Stark Smith, and Other Moving Ideas, available through Contact Quarterly.
Written by Nancy Stark Smith and posted here:
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