10/06/2012

JAM em LISBOA / Parque J.G. Ferreira

DOMINGO, 7 Outubro

18h - 20h JAM SESSION

17h - 18h Aula de Contacto Improvisação 

(Isabel Valverde)

Inline image 2

Depois de alguns Domingos de pausa, retomamos este Domingo ao Parque :D
Em breve contamos encontrar um espaço interior para o fim do Outono e Inverno :D


Começamos com a experiência somática consciente acordando e activando a energia interna através do Release e Hands-On. Seguimos para a interacção física dinamica entre 2 ou + corpos, permitindo uma continuidade/fluir, e transitar do simples toque para um dar e receber todo o peso da parceira, pressionando, puxando, alcançando, rolando e deslizando? Como terminar o contacto? 

Isabel Valverde é coreógrafa e performer transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 15 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Licenciada em Dança pela FMH/UTL, completa a School for New Dance Development, SNDD/AHK, Amesterdão, onde estuda Improvisação, Contacto Improvisação, Técnica de Alexander, Release and Alignment, Body-Mind Centering e Hands-On, com Simone Forti, Mary Fulkerson, John Rolland, Pauline de Groot, Kirstie Simson, Susan Rethorst, Cathy Weis, Karen Bernard, Trude Cone, Ria Higler, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) trabalha com K.J. Holmes, Kirk Andrews, Mary Herzog, Teri Carter, Sten Rudstorm, Seth Leon, Jacqueline Shea Murphy, e outros, em CI, Action Theater, Iyengar Yoga e Tai Chi, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes, SFSU e Doutoramento em História e Teoria da Dança, U.C.Riverside. Afiliada ao Instituto de Humanidades e Ciências Inteligentes/Centro de Artes e Tecnologias, realiza investigação em Danças e Tecnologias, colaborando com o Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID. Co-fundadora e co-facilitadora do Contacto Improvisação Lisboa Jam desde 2006.


Inline image 1

Sobre a CILxJAM a partir de posts no Blog
A Contacto Improvisação Lisboa Jam é um espaço de encontro, partilha e aprendizagem mútua entre performers experientes ou iniciados nesta prática e em osmose com outras formas de improvisação performativa musical, teatral, audio-visual, plástica e tecnológica; um espaço para fortalecer a comunidade da dança e performance em Lisboa e no mundo; um espaço experimental despoletador de sinergias criativas colaborativas.

Surgindo num ambiente social revolucionário de protesto e reivindicação de direitos humanos, "The Human Rights Movement", esta práctica e forma de improvisação vem crescendo e enraizando-se desde 1972, iniciada por Steve Paxton, Nancy Stark Smith e outros performers/coreógrafos do movimento Nova Yorquino da nova dança (ou dança pósmoderna, Banes 1980), a Judson Dance Theatre, e a Grand Union.
Em contínua expansão pelos EUA, Brasil, Europa e mundo fora, em metrópoles como Paris, Londres, São Francisco, Los Angeles, São Paulo, a Contacto Improvisação constitui uma comunidade de comunidades, numa atmosfera onde nos sentimos em casa em qualquer parte do globo. http://www.contactimprov.com/worldjammap.html

O poder híbrido e catalizador da Contacto Improvisação é o facto de recusar constituir-se como escola, e em vez disso evoluir em osmose com outras formas de improvisação em dança e movimento. Não deixa, no entanto, de ser legitimada na passagem de experiência entre praticantes com experiência e iniciados. Partindo de princípios do T’ai Chi Chuan, Aikido, e Ginástica, e da improvisação como performance, a CI vem sendo assimilado pela dança contemporânea, e mais recentemente mistura-se com as danças de salão, como o Tango (ConTango); assim como outras formas e técnicas de movimento e dança, incluindo a Butoh, a técnica de Release e Alinhamento, Body-Mind Centering, técnica de Alexander, Reiki e outras. Mantem princípios de igualdade e o respeito pela diferença entre sujeitos, géneros, sexualidades e culturas.

O carácter que valorizamos na CILxJam é a sua abertura para o aqui e agora da experiência construída pelos participantes, em vez de uma práctica dirigida / guiada ou facilitada. Esta abertura não invalida que em sessão prévia à JAM propriamente dita, se introduzam os participantes, particularmente os inexperientes, aos princípios básicos da experiência e jogo de improvisação individual, de dueto e grupo com o peso = massa corporal + acção da força da gravidade.


Morada/Address: 
Parque José Gomes Ferreira, Alvalade, Lisboa
(Metro Alvalade, Bus: 44, 45, 22)

Pontos de Referência:
Seguindo pela Av. Gago Coutinho, a entrada do Parque José Gomes Ferreira é do lado esquerdo, ao lado do Colégio da Avózinha) antes de chegar à Rotunda do Relógio.
Do metro à esplanada: cc de 21 minutos (seguir as indicações do bing)

Directions:
Following by Av. Gago Coutinho, the entrance to the Parque José Gomes Ferreira is on the left side, next to Colégio da Avozinha, before the Rotunda do Relógio. The Esplanada da Mata is at 21 minutes from the metro station.

Doação/Donation: 3-5€
(No one will be turned away for lack of funds)
Apoio/Support: Esplanada da Mata
Subscribe: cilxjam-subscribe@yahoogroups.com
Fotos: Screen shots de vídeo de Jam na Mata esta Primavera (I. Valverde)

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!
(incluindo músicos, fotógrafos, videastas e artistas plásticos)


BE ALL WELCOME!!!! 
(including musicians, photographers, video and visual artists)

Sem comentários:

 

KudoSurf Me!