1/22/2010

Inverno 2010 >> JAM no Braço de Prata




Felizes Transições 2009-2010 


Durante 2009, as sessões de Domingo do CILxJam continuaram a realizar-se no Sou durante o Inverno e Primavera e de Junho a Outubro no Jardim Gulbenkian. A partir de Novembro o Jam passou a acontecer também na Fábrica do Braço de Prata onde permanecerá a partir de agora. Queremos agradecer o apoio destas entidades, incluindo também o espaço Geraldine.


Agradecemos aos assíduos e novos participantes que durante este ano permitiram que o jam continuasse a acontecer como uma oportunidade de partilha e desenvolvimento desta actividade performativa e modo de comunicação aberta e inclusiva. Ficamos principalmente contentes pelo facto de entre os novos interessados se encontrarem muitos estrangeiros, a viver temporariamente no país ou de passagem, que tomaram contacto com este único jam português pela internet e nos trouxeram novidades de outros jams pelo mundo fora.


O aquecimento introdutório no início das sessões, ponto de partida e em continuidade com o jam propriamente dito, foi orientado por Sofia Fitas e Isabel Valverde, assim como por convidados: Dânia Neunman (Análise de Movimento), Sebastian Garcia Ferro (coreógrafo, Contacto-Improvisação), e ainda o apoio de Bruno Monteiro e Pramod.


Explorámos zonas de intersecção com o CI que passaram por práticas como a massagem, Hands-On, Tai Chi, BMC – sistemas corporais, padrões básicos de movimento -, e voz. E também tivemos música, incluindo vários estilos e ao vivo pelos próprios performers.


Outra experiência que desenvolvemos durante cinco sessões entre Dezembro 2008 e Março 2009 foi a experimentação de CI híbrido, entre participantes físicos e virtuais (avatars) no MUVE-Second Life, numa extensão do projecto Reais Jogos Virtuais. Agora em 2010 tencionamos retomar estas experiências.


Finalmente, também agradecemos a vários fotografos pelo interesse em fotografar a nossa prática. 


Depois de fecharmos e abrirmos o ano no Sou, o CILxJam é agora residente na
Fábrica do Braço de Prata – Sala Beauvoir na periodicidade habitual:


Todos os Domingos


17 – 20 horas




(excertos de sessão no Sou 2009)


Não se esqueçam de continuar a apoiar o único Jam regular em Portugal.
E, claro, os novos interessados são sempre bem vindos!!


APAREÇAM!!!


PS: Em breve teremos novidades sobre convidados e plano para performances participativas.

1 comentário:

Rio disse...

Olá, um amigo meu que não vive em Portugal falou-me desa fantástica experiência. Gostaria muito de experimentar! Acontece todos os Domingos?

La estarei no próximo se assim se confirmar!

Obrigada e até breve!

 

KudoSurf Me!