12/03/2011

CILXJAM em Telheiras > Auditório BMOR - Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro


foto: Sara Campos de Sousa, Jam 13.11.2011
17h-17.15h Círculo de Abertura
17.15h-18.30h Sessão Introdutória (Rita Gonzaga Gaspar)
18.30-20h JAM 
20h-20.15h Círculo de Fecho

Nota: Vir mais cedo para vestir roupa confortável e começarmos pontualmente.
Note: Come earlier to dress up comfortably and start punctually.

Esferas e estrelas
Consciência da ocupação do espaço pelo corpo em movimento, ângulos que expandem o espaço e esferas que o circunscrevem.

I - Aquecimento com extensão e distensão dos músculos e articulações
1) caminhando pelo espaço; 2) em pé com atenção à respiração; 3) deitado, alternando elevação e alongamento dos membros com relaxamento; 4) trabalhar em pares para ajudar o outro no relaxamento dos membros.

II - Consciência do espaço entre os corpos
A minha proposta é trabalharmos com a consciência do espaço entre os corpos. Enquanto movedores num espaço iremos trabalhar em simultâneo a consciência da nossa esfera particular que deixa de ser esfera e passa a estrela com os movimentos soltos – o que é habitar este espaço tridimensional do nosso corpo com o espaço multi-dimensional do nosso corpo em movimento no espaço. Brincar com ângulos e esferas e perceber o que acontece com uns e com outras e como se complementam, desafiam, reclamam, impulsionam.
Trabalhar a percepção do espaço que o corpo do outro ocupa e reclama através da nossa visão periférica e dos “olhos” que habitam os nossos ângulos e esferas (ombros, costas, cotovelos, mãos, dedos, pés, joelhos, cabeças, etc.).
Primeiro tentando ocupar todo o espaço livre, que muda em velocidades diferentes, sem música e depois com música, brincando com isso.

III – Ver de olhos abertos e fechados
Depois, em pares, parar e encontrar um espaço livre entre um e outro através do posicionamento do corpo – um espaço que seja confortável, centrado e que permita o potencial da comunicação. Sentir o vibrar desse espaço, de olhos fechados e na posição escolhida (frente a frente, lado a lado, na diagonal, em pé, deitados – cada par irá escolher a sua posição e ficar). De vez em quando os olhos serão abertos para perceber a configuração dos corpos e a relação com a vibração/escuta de olhos fechados. Posições podem variar ligeiramente, mas tentando não perder essa consciência. Isto irá preparar-nos para ver e escutar, mover e perceber o movimento. Testemunha interna que olha o seu corpo de dentro para fora e o corpo do outro de fora para dentro, das extremidades até ao centro e vice-versa.

IV – Mover com testemunhas
Roda em que algumas pessoas observam o movimento dos outros no centro e que serve de esfera contentora desses movimentos – estrelas que dançam no centro. Troca de papéis sem que se quebre a esfera contentora. Esfera de olhos abertos e com olhos a toda a volta. Estrelas de olhos fechados em escuta interna.

Rita Gonzaga Gaspar
Biografia
Psicóloga clínica (ISPA, 1998). Estagiou na APAV e no Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos, onde realizou a monografia e posteriormente o estágio profissional enquanto psicóloga clínica.
Psicoterapeuta integrativa, tendo trabalhado em Portugal e Inglaterra em diferentes contextos e com um leque variado de populações (sem-abrigo; psiquiatria; depressões; deficiência; autismo; pertubações do comportamento, entre outros).
Formada em Terapia Familiar/ Sistémica (SPTF, 2002) e Mestre em Terapia através do Drama e do Movimento (Dramaterapia Sesame – Central School of Speech and Drama, Univ. Londres, 2009).
Exerce clínica privada e realiza diversas formações e workshops para profissionais e para o público em geral. Colabora com o Lamci e com a Clínica do Parque, Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânea, em Lisboa.
Desde 1998 participa regularmente em aulas e workshops de dança (contemporânea, orientais, clássica egípcia, africanas, europeias, etc.), ioga, Laban, anatomia em movimento, etc.
O seu interesse por Movimento Autêntico começou durante as aulas do mestrado em Londres e ao pesquisar para a sua tese: “Contratransferência – o Corpo do Terapeuta como Espaço de Reflexão”. Ao viajar no Brasil efectua contacto com Soraya Jorge e Guto Macedo, participando dos seus workshops Jam Roda Viva, no Rio de Janeiro. É então convidada a participar do II Encontro de Movimento Autêntico, em Viena (peer group), e desde então vem trabalhando no sentido de trazer o Movimento Autêntico e o Contato Autêntico para Portugal.
Em Agosto de 2011, através de uma parceria com Vanda Melo/ Sou – Movimento e Arte, realizam-se os primeiros workshops de introdução ao Movimento Autêntico e Contacto Autêntico.

ritgonzaga.gaspar@gmail.com

Foto: Sara Campos de Sousa, Jam 13.11.2011
email: cilxjam@gmail.com
Facebook: CI LxJam
Subscribe: cilxjam-subscribe@yahoogroups.com

Doação/Donation: 3-5 Euros
(No one will be turned away for lack of funds)
Apoio: Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

Morada/Address: 
Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146 (Metro Telheiras, Bus: 47, 67, 78), Telheiras, Lisboa, Portugal


Pontos de Referência:
À saída do Metro Telheiras, “Colégio Alemão/Estrada de Telheiras”, seguir em frente pela Estrada de Telheiras até ao final. A biblioteca encontra-se do lado direito.
Do metro à biblioteca: cc de 5 minutos

Directions:
Coming out at Metro Telheiras, exit “Colégio Alemão/Estrada de Telheiras,” follow straight ahead until the end of Estrada de Telheiras. The Library is on the right, at 5 minutes from the metro station

TODOS CONVIDADOS!!!
ALL INVITED!!!

 

KudoSurf Me!